quinta-feira, 5 de junho de 2014

A culpa é das estrelas


Olá amigos!
Que bons ventos estejam com vocês!
Em homenagem, hoje, ao lançamento do filme A culpa é das estrelas, eis o Livrossário do romance que inspirou o filme.Os verbetes não estarão em ordem alfabética e sim por ordem de aparecimento na leitura.
Título original: The Fault in Our Stars.
Tradução: Renata Pettengill.
Revisão: Umberto Figueiredo Pinto.
Adaptação de capa: ôde casa.
Diagramação: Editoriarte
Editora: Intrínseca, 2012

Autor: John Green



Livrossário:

01)   Igreja episcopal: relativo a bispo; relativo  a Igreja Anglicana e suas ramificações.

02)   Espada de Dâmocles: a espada de Dâmocles é uma alusão freqüentemente usada que representa a insegurança daqueles com grande poder (devido à possibilidade deste poder lhes ser tomado de repente) ou, mais genericamente, a qualquer sentimento de danação iminente. (http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A2mocles)

03)   Cabelo acaju: cabelo da cor da madeira de uma árvore tropical que é castanho-avermelhada; mogno.

04)   Osteossarcoma: Osteossarcoma é um tumor maligno dos ossos que se propaga rapidamente para os pulmões e, com menos frequência, para outros órgãos. O osteossarcoma ocorre principalmente nos adolescentes e nos idosos. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Osteossarcoma)

05)   Autor recluso: preso, prisioneiro, encarcerado; que vive isolado do convívio social.

06)   Hamartía (falta trágica): em Literatura, hamartía (άμαρτία) é um erro cometido pelo personagem de uma tragédia, que resulta na peripécia (peripéteia). O termo aparece na Poética de Aristóteles, por isso também é conhecida pelos nomes de falha aristotélica e erro trágico.

07)   Pulmões de araque: falso, falsificado, de mentira, que aparenta ou finge ser o que não é. (http://www.dicionarioinformal.com.br/de%20araque/)

08)   Voz embargada: contida, reprimida, impedida, que possui uma barreira.

09)   Pneumonia: inflamação dos pulmões, causada pela ação de bactérias ou vírus.

10)   Muro emboçado: preparado, já com a primeira demão de argamassa, para a colocação do reboco.

11)   Vidro jateado: fosco, esbranquiçado.

12)   Enchiladas (comida): A enchilada é uma panqueca de milho mexicana, muito condimentada, recheada de carne de vaca, feijões ou frango e que leva por cima molho de piripíri e queijo ralado (http://pt.wikipedia.org/wiki/Enchilada)

13)   Tortillas (comida):  é um gênero de pão folha, confeccionado a partir de milho ou de trigo. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Tortilla)

14)   Toroidal: relativo ao toroide; toro ou Toróide (em inglês Torus) - é um espaço topológico homeomorfo ao produto de dois círculos. Apresenta o formato aproximado de uma câmara de pneu. Em geometria, pode ser definido como o lugar geométrico tridimensional formado pela rotação de uma superfície circular plana de raio r, em torno de uma circunferência de raio R. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Toro_%28topologia%29)

15)   Fetiches: objeto ao qual são atribuídos poderes sobrenaturais e propriedades mágicas e a que se presta culto; feitiço; parte do corpo ou objeto a ele ligado que desperta interesse erótico.

16)   Romances hediondos: que causam horror, repulsa ou indignação.

17)   Ficção pretensiosa: que se considera melhor do que é; convencido.

18)   Stormtroopers: Os Stormtroopers são a tropa de base do Império Galático no universo Star Wars. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Stormtrooper)

19)   Prazer inenarrável: inarrável, que não se pode narrar, indizível.

20)   Sobrancelhas arqueadas: dobradas em forma de arco.

21)   Dismorfofobia (do dedo do pé): temor mórbido de ser ou vir a ser disforme. (http://www.dicio.com.br/dismorfofobia/); a dismorfofobia, também denominada transtorno dismórfico corporal ou síndrome da distorção da imagem, é um transtorno psicológico caracterizado pela preocupação obsessiva com algum defeito inexistente ou mínimo na aparência física. Esta fobia de ter um aspecto anormal é observada com mais frequência nos adolescentes, de ambos os sexos, estando relacionada com as transformações ocorridas na puberdade. Pode ocorrer também em adultos (neste caso é mais comum em mulheres, embora homens também sejam acometidos). (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dismorfofobia)

22)   Dor lancinante: que se manifesta em forma de pontadas ou fisgadas; extremamente doloroso, pungente; excruciante.

23)   Flanqueados: (flanquear) atacar o inimigo ou defender-se dele pelas laterais; marchar ao lado de, ladear.

24)   Antebraços rijos: que apresentam grande resistência a pressão; inflexível, duro, firme, resistente, rígido; de grande vigor físico, forte, robusto; árduo penoso.

25)   O corpo explodiu como um gêiser: fonte termal de origem vulcânica com erupções periódicas em forma de esguicho, que lança água e vapor a alturas que podem ultrapassar 60 m.

26)   Lágrimas caindo por cadência de um metrônomo silencioso: instrumento, geralmente com pêndulo, para regular o compasso de composições musicais.

27)   Enfadonha: (enfado: sensação de tédio) que provoca enfado, tédio, em que há monotonia, cansaço. (http://www.dicio.com.br/enfadonho/)

28)   Orgia de entretenimento: qualquer excesso cometido (excesso de entretenimento/distração/diversão)

29)   Leva-me a elucubrar: fazer uma reflexão longa e profunda, geralmente de cunho pouco realista.

30)   Dada a frivolidade¹ derradeira² de nossa luta pela vida: ¹ futilidade, que é de pouco valor, de pouca importância; sem interesse, banal. ² última, final.

31)   Efêmera: que tem duração passageira; o que é temporário, transitório.

32)   Emular: procurar igualar ou superar alguém ou algo; disputar, equiparar, competir, concorrer, rivalizar (ex.: a sobrinha emular com a tia em estupidez); fazer com que um dispositivo ou sistema se comporte da mesma maneira que outro dispositivo ou sistema (ex.: emular um jogo).

33)   Encontros ulteriores: que vêm depois, posteriores.

34)   Cracas no navio cargueiro da consciência: craca é um tipo de crustáceo marinho que se desenvolve em rochas, corais, esteios de cimento etc.

35)   Não falar de um jeito condescendente: que demonstra tolerância; complacente, benevolente.

36)   Escolha de indumentária: roupa, vestimenta traje; conjunto de vestimentas características ou típicas; arte que tem por objeto o vestuário.

37)   Enfiou a mão no console: pequena mesa de madeira ou outro material, que geralmente tem duas pernas e prende-se à parede; terminal de controle para acesso direto do usuário ao computador.

38)   Luz solar imaculada: que não tem pecado, pura, sem mácula, inocente; sem mancha, limpo, alvo.

39)   Ceifador: ou ceifeiro é aquele que ceifa, ou seja, que trabalha na sega (no corte) do trigo ou outros cereais.

40)   Verdadeiros heróis esperam estoicamente (estoica): resignação diante de problemas e acontecimentos; caráter severo; rigidez, rigor.

41)   Supernova que explodia na minha cabeça: Estrela maciça que se patenteia quando de sua explosão, tornando-se momentaneamente muito luminosa. (A explosão de uma supernova se distingue da de uma nova por sua amplitude consideravelmente maior: é a estrela inteira, e não apenas seu envoltório, que é afetada. O fenômeno é característico das estrelas maciças que atingem um estádio de evolução avançado.) (http://www.dicio.com.br/supernova/)

42)   Assenti  com a cabeça: concordei, consenti.

43)   Meu passo de cágado: réptil de água doce da mesma família da tartaruga.

44)   Legítimo sorriso bobo:  que é reconhecido pela lei; genuíno, puro (ex.: um anel de ouro legítimo); que é justo, procedente, justificado, fundado (ex.: seus temores são legítimos).

45)   Residentes: que fazem residência médica (período de treinamento de um médico em um hospital, após sua graduação).

46)   Dreno: tubo que serve para drenar; tubo, gaze, ou qualquer substância com que se assegura a saída de líquido de cavidade, de ferida, de abscesso.

47)   Experimento existencialista de gratificação postergada: transferida para depois, adiada; deixada de lado, em segundo plano.

48)   Aparatos: conjunto de elementos necessários para qualquer fim; ostentação, pompa.

49)   Intravenosa: relativo ao interior da veia; que se dá no interior da veia, endovenoso.

50)   Sarcófago: túmulo ou caixão que os povos antigos colocavam seus mortos; tumba, sepultura.

51)   Ressuscitar: restituir à vida, fazer reviver, voltar a viver, renascer, ressurgir, reaparecer.

52)   Irrestrita: que não sofre restrição, ilimitada; ampla.

53)   Áureos¹ mausoléus²:¹de ouro; em que há mais explendor. ²túmulo monumental e suntuoso.

54)   Divagar: pensar ou falar sem ater-se a um tema.

55)   Ponderação: bom senso; prudência; consideração; reflexão; ato e ponderar, avaliar, examinar miudamente, pensar bastante sobre alguma coisa.

56)   Persuasiva: convincente, que levar alguém ou a si próprio a crer ou a aceitar o que se propõe.

57)   Lunática: que está sujeito à influência da lua; aquele que sobre a influência da lua torna-se amalucado, aluário; visionário, maníaco.

58)   Pager: aparelho portátil que recebe mensagens transmitidas de uma central de recados.

59)   Edema: acúmulo exagerado de líquido no organismo, causando inchação no tecido celular ou em diferentes órgãos do corpo (ex.: edema pulmonar).

60)   Verdade inexorável: que não se comove e não cede a rogos e súplicas; inflexível, implacável, inabalável; que não se pode evitar; inelutável, fatal (destino inexorável)

61)   Alfa¹ e ômega²: ¹ primeira letra do alfabeto grego; a principal estrela de uma constelação; estado hipnótico muito suave (entrar em alfa). ² vigésima quarta e última letra do alfabeto grego. (o alfa e o ômega = o princípio e o fim)

62)   Promiscuidade: qualidade ou condição de promíscuo (que é constituído pela mistura de elementos diversificados; que envolve elementos obscenos, imorais e amorais; que tem relações amorosas com diferentes parceiros).

63)   Vigarista: que pratica vigarice (ato ou comportamento que revelam desonestidade ou malícia; ato planejado para enganar ou prejudicar outras pessoas, trapaça.

64)   Apinhada: muito cheia, repleta, lotada

65)   Momento metaforicamente¹ ressonante² (lembranças):¹ metáfora: figura de linguagem que consiste em designar alguma coisa, mediante uma palavra cujo significado tem uma relação de semelhança ou analogia (“ A vida é um barco a voar”).

66)   Gradativamente: em que há gradação, ou seja, aumento ou diminuição contínua e gradual.

67)   Efeitos do Jet Lag: (em português: descompensação horária, ou em medicina, dissincronose) é uma fadiga de viagem, é uma condição fisiológica que é uma consequência de alterações no ritmo circadiano. As alterações podem provocar uma mudança do trabalho do organismo. O organismo de uma pessoa está acostumado com o tempo de rotação da Terra e quando uma pessoa viaja em um avião mudando de meridiano, pode ocorrer que o dia passe mais rápido e provoque o Jet lag. Acredita-se que a condição é o resultado do rompimento do ciclo " luz / escuridão ". Pode ser provocado por fatores ambientais. O Jet Lag ocorre como consequência de viagem através de vários fusos horários, o que se tornou comum com as viagens a jato e daí o nome em Inglês (Jet, jato; Lag, diferença de horário). Desta maneira após uma viagem passando por vários fusos horários a pessoa se sente como se o relógio interno dela (relógio biológico) não estivesse no mesmo do horário do local. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Jet_lag)

68)   Curry (comida): (ou caril) é uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária de países como Índia, Tailândia e alguns outros países asiáticos. É também um preparado típico da culinária indo-portuguesa de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia. Um dos condimentos usados tradicionalmente na Índia em vários pratos é a folha da Murraya koenigii ou "árvore-do-caril". O "pó-de-caril" é feito à base de pó de açafrão-da-terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Para além destes ingredientes básicos, outros são incluídos, de acordo com as preferências: alforva, pimenta-de-caiena, cominhos finos, noz-moscada, pimenta-da-jamaica, pimentão e alecrim, entre outros. Existem caris que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente o caril servia para temperar exclusivamente o arroz, mas actualmente é usado para a confecção de inúmeras receitas, como o frango de caril e outras

69)   Cara do TSA (aeroporto): Transportation Security Administation (acrônimo TSA), é uma agência governamental estadunidense, nascida depois dos eventos (terroristas) do 11 de setembro em 2001, fazendo parte do Departamento de Transportes, dedicado ao controle dos aeroportos. (http://it.wikipedia.org/wiki/Transportation_Security_Administration)

70)   Enredadas: presas em um emaranhado, entrelaçadas, embaraçadas; confundida; envolvida em intriga.

71)   Guetização dos ovos mexidos: colocação ou isolamento em guetos como forma de afastar ou mesmo excluir do contato social determinados setores da sociedade. Hazel se revolta com o fato de associar sempre os ovos mexidos com o período da manhã, excluindo o seu consumo nos outros períodos do dia.(http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/guetiza%C3%A7%C3%A3o?homografia=0) -  genialidade de John Green!!

72)   Todos brandiam as espadas: (brandir) empunhavam as espadas, erguendo-a para ataque ou defesa; agitavam, movimentavam; acenar(qualquer objeto);agitar-se, oscilar, vibrar (os eucaliptos brandiam com o vento sudoeste)

73)   Sodomia¹ e pó de anjo²: ¹relação sexual anal; ² A fenilciclidina (fenilciclo-hexilpiperidina ou fenilcicloexilpiperidina, comumente iniciado como PCP), também conhecido como pó de anjo ou poeira da lua, é uma droga dissociativa antigamente usado como um agente anestésico, causa alucinações e efeitos neurotóxicos. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fenilciclidina)

74)   Embrenhou: ocultou (-se), confinou (na brenha, no mato etc).

75)   Idílico à luz da manhã: amoroso, suave, terno

76)   Cesta de vime: vara ou haste fina e flexível usada na fabricação de móveis e artesanato.

77)   Cadeira Paisley: Eis uma Paisley chair: http://thehypebr.virgula.uol.com.br/2011/06/13/vito-selma-paisley-chair/

78)   Clavícula: osso longo da parte superior do tórax que articula o ombro com o esterno.

79)   Lapelas estreitas: parte superior de um casaco ou paletó voltada para o exterior, onde se pode colocar um distintivo, uma flor etc.

80)   Olmos (“iepen” em holandês): árvore da Europa cultivada como ornamental.

81)   Pitorescas casas: dignas de serem pintadas; relativo à pintura.

82)   Frisante: (frisar) citar ouii referir com destaque.

83)   Estar numa roleta-russa: Roleta russa é um jogo de azar onde os participantes colocam uma bala — tipicamente apenas uma — em uma das câmaras de um revólver. O tambor do revólver é girado e fechado, de modo que a localização da bala é desconhecida. Os participantes apontam a arma para suas cabeças e atiram, correndo o risco da provável morte caso a bala esteja na câmara engatilhada. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Roleta_russa). No livro significa dizer que, metaforicamente, como um tiro, tudo pode terminar.

84)   Opulento: de grande riqueza, rico; de grande luxo, luxuoso, suntuoso; que existe em grande número, abundante.

85)   Protelar: deixar para depois, adiar, procrastinar.

86)   Narcisista: aquele que possui uma excessiva admiração e amor por sua própria imagem. [Na mitologia grega, Narciso ou O Auto-Admirador (Língua grega: Νάρκισσος1 ), era um herói do território de Téspias, Beócia, famoso pela sua beleza e orgulho.] – (http://pt.wikipedia.org/wiki/Narciso)

87)   Ele se retraiu: puxou (o corpo ou parte dele) para trás; recolher, retirar; encolher-se, contrair-se; afastar-se, isolar-se; recuar; demonstrou timidez.

88)   Crápula: vil, calhorda, canalha, desonesto; salafrário.

89)   Compassivas: que tem ou revela compaixão, dó, piedade,misericordioso; que revela o pesar que sente pelo mal alheio.

90)   Protótipo: primeiro exemplar do tipo de um produto, que é usualmente empregado como modelo em testes; exemplar mais perfeito e mais exato.

91)   Megera: mulher de mau gênio, cruel, perversa.

92)   Epifania: festa cristã religiosa que comemora a adoração dos Reis Magos; manifestação que revela Deus ou outra divindade.

93)   Estripado: que foi tirado as tripas de; eviscerado.

94)   Aldrava: argola de metal com que se bate às portas; tranca de metal com que se fecham portas e janelas; perneira de couro usada no sertão.

95)   Insosso (a): que tem pouco ou nenhum sal; sem-sal; fig. Que não desperta interesse;sem-graça, tedioso, monótono, sem-sal.

96)   Empertigou: esticou para ficar ereto; aprumou-se, endiretou-se; tornou-se arrogante.

97)   Homem vil: de pouco valor ou de má qualidade; sem dignidade; sem importância; miserável, indigno; que é movido por interesses baixos e reprováveis; que não é honesto e não tem comportamento digno; pessoa que comete ações vis.

98)   Livro pútrido: podre, putrefato; que exala mau cheiro; fétido.

99)   Palavras engroladas: mal articuladas, emboladas.

100)  Velho patético: que causa grande compaixão.

101)   Estridente: que apresenta som forte e agudo; que faz muito ruído.

102)  Profusamente: (profusão/profuso) grande quantidade; abundância/que é muito numeroso; que ocorre em grande quantidade.

103)   Assento dianteiro: que está ou vai na frente.

104)  Tossindo sofregamente: de modo sôfrego (diz-se de pessoa que come ou bebe com voracidade; esganado, guloso; que deseja ou realiza algo com avidez, ansioso.

105)  Redoma de vidro: peça de vidro, em forma de campânula, usada para colocar à vista objeto delicado e ao mesmo tempo resguardá-lo da poeira ou do manuseio.

106)   Genocídio: emprego deliberado (concluído, realizado) da força, visando ao extermínio ou a desintegração de grupos humanos, por motivos religiosos, raciais, políticos etc.

107)   Respostas dilacerantes: que dilacera, rasga fazendo em pedaços, despedaça, lacera; fig. Que tortura.

108)  Nossas proezas: ato notável de valor, de coragem, de valentia; façanha.

109)  Inflexões: ato ou efeito de dobrar-se, curvar-se, inclinar-se; flexão; maneira de emitir a voz; tom, entonação, modulação.

110)   Repugnância: sentimento de aversão, animosidade ou repúdio, motivado ou sem causa aparente; sensação física de repulsa, asco ou nojo.

111)    Desvencilhar: soltar, desenredar, desprender, livrar (-se).

112)    Jeito incisivo: próprio para cortar; pronto, eficaz, decisivo; mordaz (irônico), ferino (que ofende, que magoa).

113)    Tomografia:  registro de imagens internas do corpo em um plano predeterminado por meio do tomógrafo.

114)   Paliativo: próprio para paliar, aliviar provisoriamente; remédio ou tratamento que atenua um mal sem curá-lo; expediente que entretém uma expectativa, que adia uma decisão (ex.: É melhor resolver logo a questão e deixar de usar paliativos).

115)   Varíola: doença infectocontagiosa e epidêmica, causada por vírus, que provoca febre, dores, pequenas pústulas e lesões na pele.

116)    Inescrutáveis (vidas): que não pode ser escrutado, investigado ou compreendido; insondável, impenetrável.

117)  Tendencioso: que revela ou envolve alguma tendência (impulso espontâneo que leva a pensar, agir, ou comprtar-se de modo particular; direção em que se produz o desenvolvimento de algo) ideológica determinada.

118)    Cul-de-sac: expressão francesa que significa “beco-sem-saída” ou “balão de retorno”.

119)   Sentinela: ato de guardarm vigiar; pessoa que guarda algo ou alguém; vigia, atalaia.

120)  Olhos que perecem: que morrem.

121)   Dia excruciante: que é doloroso, lancinante.

122)   Mortes negligentes: descuidadas, desatentas.

123)   Martírio: tortura ou sofrimento infligido a alguém por sua fé ou por sua ideologia; suplício; grande sofrimento ou aflição; tormento.

124)    Moribundo: que está prestes a morrer; agonizante; que está prestes a acabar, a desaparecer.

125)   Júbilo: grande alegria.

126)  Lábios cianóticos: que padece (sofre) de cianose (coloração azulada, lívida ou escura da pele e das mucosas, devida à falta de oxigênação.

127)  Resquício: resíduo de algum material; resto; vestígio, remanescência, traço, sinal.

128) Minha sina: destino.

129)  Morbidamente magro: doentemente.

130)  Apoiado no púlpito: lugar elevado na igreja, usado pelo sacerdote para fazer daí o sermão, a homilia.

131)  História de amor épica: relativo a epopeia; que narra em verso os feitos de um herói, histórico ou lendário, ou de uma coletividade.

132)  Face chanfrada do penhasco: cortada em ângulo ou obliquamente.

133) Clarim: instrumento metálico de sopro, de som claro, usado para toques militares.

134)  Romancista emérito: que possui conhecimentos ou competência excepcionais em uma determinada área de conhecimento; eminente; diz-se de um título universitário outorgado (concedido)a um professor.

135)  Sem um lúmen de luz: Física. Unidade de fluxo luminoso (símb.: lm), equivalente ao fluxo luminoso emitido em 1 esteradiano por uma fonte punctiforme situada no vértice de um ângulo sólido e que tem a intensidade de 1 candela ou vela internacional (http://www.dicio.com.br/lumen/). A saída de luz de projetores (incluindo projetores de vídeo) é tipicamente medida em lumens. (http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%BAmen)

136) Vida senciente: capaz de sentir ou perceber através dos sentidos;
que possui ou consegue receber impressões ou sensações (http://www.dicio.com.br/senciente/)

137)  Pranteadores: que choram por, lamentam (prantear).

138) Naquele ínterim: espaço de tempo intermediário entre dois fatos; entrementes, durante esse tempo, enquanto isso se passava.

1139)  Moleskine preto no revisteiro: Moleskine (AFI[mɔleˈskine]) é uma marca de cadernos de notas produzida pela empresa italiana Moleskine SRL. Embora o nome aluda ao tecido de mesmo nome, moleskin, o caderno não é produzido ou revestido com ele, e sim com uma capa dura de cartão envolvida por material impermeável. Outras características que a distinguem são cantos arredondados, uma tira de elástico para mantê-la fechada (ou aberta em determinada página) e uma lombada costurada que permite que ela permaneça plana (a 180 graus) enquanto aberta. A folha de rosto vem impressa para que o seu proprietário possa escrever os seus dados pessoais, assim como estipular um valor de recompensa caso alguém a encontre perdida. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Moleskine)

1140)Farfalle¹ com molho pesto²Farfalle são borboletas ou laçarotes de massa de diferentes cores, devido à adição de tomate ou espinafre. O seu nome deriva do facto de em italiano borboleta ser farfalle. O seu nome comercial em Portugal é "laços"; ² Pesto é um molho italiano, originário de Gênova, na Ligúria, norte da Itália. É composto tradicionalmente de folhas de manjericão moídas com pinhões, alho e sal, queijo parmesão ou pecorino ralados e no fim misturados com azeite extra virgem e temperado com pimenta preta.  (http://pt.wikipedia.org/wiki/Farfalle e http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesto)

1141)  Oceano parecendo um infinito monólito: pedra de enormes dimensões; monumento feito de uma só pedra. 
1142)Pululando: existindo com abundância, cheio de, infestando; germinando com rapidez, nascendo. (pulular).

Bom, é isso. Amanhã mais informações e curiosidades de A culpa é das estrelas!
Um forte abraço e um super beijo! 

Bianca (Bibi)

P.s.: As palavras que não possuem fonte foram pesquisadas no Dicionário Escolar da Língua Portuguesa/Academia Brasileira de Letras - 2. ed. - São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário